Buscar
  • Alan Da Silva Bento

11 DE JULHO DIA DO MESTRE DE BANDAS


Hoje, dia 11 de julho, comemora-se, e com muita justiça, o DIA DO MESTRE DE BANDA.

Os mestres de banda são, sem dúvida, referência de toda a consciência universal que a música brasileira contempla em sua multiculturalidade. Esses mestres devem ser considerados como um dos patrimônios da cultura brasileira por formarem uma imensa massa de profissionais de qualidade da nossa música.

Parabéns a você que: - Com bravura busca o melhor para a sua corporação, mesmo quando nenhum apoio lhe é oferecido.

- Mesmo quando a divide a sala de instrumentos com baldes e vassouras na escola.

- Quando militar, mesmo quando toca em eventos sexta, sábado e domingo e na segunda está de serviço na unidade militar porque o comandante não reconhece seu serviço nem de seus bravos músicos.

- Parabéns a você que enfia a mão no bolso pra comprar aquela palheta, pele, baqueta, etc, para não ver sua banda parar.

- Parabéns a todos vocês que são completamente esquecidos pela classe política.

- Parabéns à você que consegue adaptar, arranjar, na madrugada, único horário que os moradores da sua casa não falam mais e estão dormindo, possibilitando pensar.

- Parabéns a você que luta esperançoso, na expectativa de um dia ter seu trabalho reconhecido, não somente para ser a "cereja do bolo" nas apresentações, mas como ferramenta transformadora para uma sociedade mais sensível, alegre, inteligente e evoluída.

Parabéns a todos os Mestres de Banda desse nosso país. Pessoas guerreiras, idealistas, que não desistem, mesmo que todos os fatores (social, econômico e cultural) contribuam para desfavorecer o cumprimento dessa profissão (ou maldição sei lá). Sonhadores de um Brasil mais sensível à música instrumental e governos que reconheçam que o ser humano é mais importante que tijolo, asfalto e placas de inaugurações.

Parabéns Mestres, Maestros, Instrutores, Professores ou simplesmente Amigos, ou seja lá o nome que usam pra se referir a você, o que interessa é a função mágica de mostrar que sonhos podem se realizar, mesmo que não sejam os seus...


Alan da Silva Bento - Coordenador Pedagógico do Colégio Cívico Araçatuba e Mestre de Bandas e Fanfarras no Estado de São Paulo.

201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo